TRABALHO E EDUCAÇÃO
TUMOLO, Paulo Sergio. A produção em “trabalho e educação”. Esboço para a discussão de suas marcas e de suas perspectivas. Revista Trabalho e Educação: 2005.
O autor Paulo Sergio Tumolo é Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Pós-Doutor na Universitat Autonoma de Barcelona. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).
O tema central deste trabalho é a análise das discussões acerca do campo de Trabalho e Educação, abordando uma perspectiva no Brasil desde o século XX. O texto tem o intuito de levantar hipóteses a cerca do tema, para isso, Tumolo busca diversos autores renomados no conteúdo, para fazer uma linha do tempo desde os anos 60 até os dias atuais.
No ano de 1968, se desencadearam diversos movimentos, estes movimentos chamados de contraculturais, onde os jovens criticavam os pais, os responsáveis e as instituições, por estarem fazendo decisões injustas diante de seus futuros sem questionarem se era aceito ou não por eles. Os jovens recusavam a vida autoritária e castradora que queriam impor a eles.
Após os diversos movimentos tentaram de diversas formas buscarem “saídas” para a melhoria da educação no campo de trabalho. Tinham como ideia principal atender e se adequar-se a classe trabalhadora.
Com o passar do tempo, observando os resultados obtidos já no final da década de 70 e inicio da década de 80, a classe trabalhadora busca combater o capitalismo. Tendo duas características como ponto de partida para combater. A primeira seria debater a educação na perspectiva dos interesses dos trabalhadores e em segundo levar em considerações o pensamento marxismo. A partir desses pontos, combater o capitalismo que vinha tomando conta, com isso Saviani busca uma