Trabalho Educa o Fisica
TURMA: 2º MIN “A”
Tema: Peteca e Atividades físicas aeróbias e anaeróbias
1) Peteca : Fundamentos Básicos
Para que seja possível começar o jogo, é importante observar que a peteca deve ser tocada e passada para o outro lado da quadra em um único toque e devolvida pelo adversário da mesma forma, até que uma das duplas cometa um erro. Existem 02 (dois) momentos distintos durante o jogo: ataque e defesa. Para que aconteça o ataque, a equipe precisa estar de posse do saque e consequentemente, a outra que não está com a posse, passará a fazer a defesa, tal momento conta com um tempo máximo de 24 (vinte e quatro) segundos de jogo, se o erro for da defesa, a equipe atacante marcará ponto ou, em caso contrário, a defesa só ganhará a posse do saque (tomada).
Durante as ações de ataque e defesa são executados movimentos e toques na peteca, que são: saque (por baixo e por cima), toque por baixo, toque por cima, toque em suspensão, defesa, pingada e/ou largada, batida e/ou cortada, deslocamentos (lateral, longitudinal e combinados).
O saque é o primeiro gesto utilizado para deslocar a peteca em um jogo no início de cada set e de extrema importância, pois de sua posse vem a possibilidade de marcação do ponto. A peteca poderá ser sacada por qualquer um dos jogadores em quadra pelo fundo da mesma, sem avançar ou invadir as linhas de elimitação, sem necessidade de rodízio, deverá ultrapassar a rede pela borda superior, podendo tocá-la.
O toque é feito com apenas uma das mãos e deve ser batida ou tocada, não valendo, portanto, a chamada “carregada e/ou conduzida”. Não é permitido o contato com as duas mãos juntas e/ou sua intenção de fazê-lo. Existem dois tipos de toque: Toque por cima (batida, pingada, ou passada); Toque por baixo (colocada, defesa, passada). Em ambas as situações, a peteca deverá passar a rede, em um único toque, para a quadra adversária. O posicionamento das pernas dependerá de cada atleta (destro ou canhoto) com