trabalho pesquisa aplicada
O banheiro necessita atender às diferentes características das pessoas que vão utilizá-lo e isso deve ocorrer de uma forma segura e independente. O termo que define um projeto que atenda ao maior número de pessoas possíveis é o Desenho Universal, e requer considerar as habilidades ou dificuldades de utilização de um espaço pelas pessoas ao longo de toda a vida.
Investir em acessibilidade é garantir o direito de ir e vir com autonomia e independência a toda população, inclusive as pessoas com mobilidade reduzida, permitindo seu fortalecimento social, político e econômico.
Figura 1: Banheiro adaptado
Fonte:http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-(2015)
Segurança e Independência. O banheiro está entre os locais mais importantes e caros de uma construção, sem falar que é uma das áreas onde mais se encontra projeto e tecnologia em cada detalhe. O conceito de banheiro inclusivo procura dar um novo enfoque no projeto destes ambientes, visando à segurança e independência dos usuários.
Cinco elementos críticos incorporados em projetos de banheiros:
● Espaço vazio embaixo da pia;
● Instalação de barras de apoio;
● Piso antiderrapante;
● Box acessível e seguro;
● Metais de uso facilitado.
Barras de apoio
Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem suportar a resistência a um esforço mínimo de 1,5 KN em qualquer sentido, ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm, e estar firmemente fixadas emparedes ou divisórias a uma distância mínima destas de 4 cm da face interna da barra. Suas extremidades devem estar fixadas ou justapostas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado. Quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos. Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à