brasil açucareiro
TRABALHO DE HISTORIA
Brasil Açucareiro
NOME: Bianca Monari de Oliveira
Nº 04 8º ANO B
PROF ª: Luen
O início do ciclo
As primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram em território brasileiro pelas mãos de Martim Afonso de Souza. Sua expedição tinha a função de dar início à colonização do território brasileiro, ação desejada pela coroa portuguesa como forma de proteger o litoral do Brasil das invasões estrangeiras.
Neste contexto, Martim Afonso de Souza deu início à produção de açúcar no Brasil em 1533, através da instalação do primeiro engenho da colônia, na cidade de São Vicente (localizada no atual litoral do estado de São Paulo).
Com o passar do tempo, o açúcar tornou-se produto popular e lucrativo e os engenhos se multiplicaram pelo litoral brasileiro. No período da colonização portuguesa, o preparo do açúcar configurava a principal atividade econômica do país, garantindo a riqueza colonial.
O açúcar produzido no Brasil era exportado. Os principais produtores estavam localizados no litoral da Bahia e de Pernambuco, onde também eram fabricados os melaços, a rapadura e a cachaça.
A produção de açúcar em terras brasileiras foi à melhor forma encontrada pelos portugueses para compensar economicamente os esforços em proteger a colônias de ameaças estrangeiras. A economia açucareira teve início no litoral e foi bastante lucrativa, pois o produto era bastante consumido nos países europeus. A cultura da cana-de-açúcar ainda deu aos colonizadores, a possibilidade de organização do cultivo permanente do solo. Com isso, houve o início do povoamento da colônia de uma maneira sistemática.
O transporte do açúcar, do Brasil para Portugal, era controlado pelos holandeses. Com o tempo, as capitanias perderam espaço para a empresa nordestina de Pernambuco e Bahia, que se tornaram os grandes centros açucareiros do Brasil.
Principais características:
- A economia do açúcar foi responsável pela consolidação da colonização, através da ocupação