Trabalho De Educa O Fisica
Secretaria de Estado da Educação
25a Gerência de Educação
Escola de Ensino Médio Professor Roberto Grant
A DANÇA E O JAZZ
Alunos:
Série:
Professora:
Disciplina: Educação Física
Julho de 2015
RESUMO
A histórica do jazz, assim como da literatura, das artes plásticas e da música clássica, segue um padrão de movimento pendular, com tendências que se alternam apontando em direções opostas.
Em meados dos anos 30 surge o primeiro estilo maciçamente popular do jazz, o swing, dançante e palatável, que agradava imensamente às multidões durante a época da guerra. Em 1945 surge um estilo muito mais radical e que fazia menos concessões ao gosto popular, o bebop, que seria revisto, radicalizado e ampliado nos anos 50 com o hard bop.
Em resposta à agressividade do bebop e do hard bop, aparece nos anos 50 o cool jazz, com uma proposta intelectualizada que está para o jazz assim como a música de câmara está para a música erudita.
A DANÇA
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma sequência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Mas os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A dança é a mais antiga arte criada pelo homem. Acredita-se que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, nos quais as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são