Trabalho docente
47
O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Elisandro Schultz Wittizorecki* Vicente Molina Neto**
Resumo: Este artigo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde se investigou como os professores desta rede construíam seu trabalho docente e como articulavam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico da mesma. Constitui-se em um estudo com orientação predominantemente etnográfica que, elaborado a partir do diálogo entre os referenciais bibliográficos e as interpretações que os professores colaboradores fazem do fenômeno em que estavam inseridos, traz à tona algumas reflexões e contribuições acerca dos dilemas, expectativas e concepções presentes no trabalho docente destes professores. Palavras-chave: trabalho docente, Educação Física escolar, prática pedagógica.
Este artigo tematiza o trabalho docente dos professores de Educação Física no âmbito da escola pública. Trata-se de uma pesquisa realizada em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde se investigou como os professores desta rede construíam seu trabalho docente e como articulavam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico da mesma. Ao tratar do trabalho docente, o fazemos a partir da perspectiva de professores, preocupados e comprometidos com os conflitos e dificuldades presentes no cotidiano das escolas, entendendo que
* Mestre em Ciências do Movimento Humano e Professor do Curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil. Doutorando do Programa de PósGraduação em Ciências do Movimento Humano – ESEF/UFRGS. ** Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona. Professor de Graduação e Pós-Graduação da ESEF/UFRGS.