Trocadores de calor
A finalidade do trabalho é melhorar o sistema de resfriamento do painel elétrico de uma empacotadora de pós para sorvete da empresa Duas rodas, que atualmente conta com um sistema de resfriamento (insuflamento e exaustão) para retirada de carga térmica.
O painel elétrico tem uma carga térmica de 750 W, esta carga é gerada pelos componentes elétricos, levando em consideração que nos dias de verão o calor externo mais a carga térmica pode chegar a temperaturas de 50ºC dentro do painel elétrico provocando um super aquecimento dos componentes e provocando a parada de máquinas, prejudicando o processo produtivo. Outro problema seria o alto nível de contaminantes no ar ( pó de sorvete ) no ambiente de trabalho, este pó penetra no interior do painel através do sistema de exaustão e insuflamento formando uma camada de pó em cima dos componentes elétricos que impede a dissipação do calor gerado pelos mesmos, provocando danos e diminuindo a vida útil, sendo assim nestas circunstâncias é necessário uma constante manutenção do equipamento.
O objetivo principal é diminuir o número de manutenções da máquina, projetando um sistema de climatização com temperatura controlada com o evaporador no interior do painel e o condensador trabalhando na parte exterior do ambiente onde o painel esta localizado, unidade interior e exterior. (Sistema Tipo Split ).
Visa-se com este sistema um nível zero de contaminantes no interior do painel.
1.0 CLIMATIZADOR DE PAINEL TIPO SPLIT
O capitulo tem a finalidade de mostrar e apresentar a problemática que apresenta o painel elétrico, os objetivos do projeto e justificativa da escolha do modelo do climatizador ( Tipo Split ).
1.1 PROBLEMÁTICA.
Observou-se que os componentes elétricos dentro do painel apresentavam altos níveis de poeira, e pela lógica o superaquecimento é inevitável, viu-se a necessidade de desenvolver um sistema do tipo Split (unidade interna e externa) para de alguma maneira minimizar os efeitos de