Trocadores de calor
Segundo Frank Kreith, o trocador de calor é um dispositivo que efetua a transmissão de calor de um fluido para outro onde ambos os fluidos atingem a mesma temperatura final, e a quantidade de calor transferida pode ser destinada igualando-se a energia perdida pelo fluido mais quente à energia ganha pelo mais frio. Em outras palavras, um trocador de calor é um dispositivo ou equipamento usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas, normalmente separados por uma parede.
Ele transfere energia térmica de um sistema para a vizinhança ou entre partes de um sistema. Este é um processo comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-lo no resfriamento ou aquecimento de ambientes, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico.
2. TROCADORES DE CALOR
Os trocadores de calor podem ser classificados de várias maneiras. Abaixo se encontra um fluxograma mostrando essa classificação.
Figura 01: Fluxograma de classificação dos trocadores de calor.
No que se distingue a construção do trocador de calor (Figura 01), pode ser tubulares, de placas, de superfície estendida ou regenerativos. Os tubulares se dividem em três tipos: Carcaça e Tubo, Tubo Duplo e Serpentina. Com relação à disposição das correntes dos fluidos, podem ser: Correntes paralelas, contracorrente, multipasse e correntes cruzadas. Já no que diz respeito à natureza da transferência podemos classificar os trocadores de calor em dois subgrupos: contato direto ou de mistura e contato indireto ou de superfície. A eficiência de um trocador de calor depende principalmente: Do material utilizado para construção; da característica geométrica e do fluxo, temperatura e coeficiente de condutibilidade térmica dos fluidos em evidência.
Genericamente, para melhorar a troca de calor, são colocados aletas em toda a área da tubulação, onde fazem com que o fluido se disperse em áreas menores facilitando a troca de