Trocadores de calor
Trocador de calor é um equipamento bastante utilizado em indústrias, com a finalidade de realizar trocas térmicas entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Seu tipo mais simples consiste de um recipiente onde se coloca uma substancia quente e outra fria, que logo são misturadas. Nesse sistema, ambos adquirem a mesma temperatura final, caracterizando o equilíbrio térmico. Já a quantidade de calor que foi transferida poder ser calculada a partir da igualdade entre a perda de energia do fluido quente e a energia ganha pelo fluido frio.
Existem particularidades desses equipamentos. Sendo os mais comuns aqueles que os fluidos se encontram separadamente um do outro por meio de uma parede, através da qual o calor é emitido.
Há outras finidades desses equipamentos, porém com o mesmo princípio de funcionamento, a transferência de calor. Este processo é comum em muitas aplicações no ramo da Engenharia, como por exemplo, na refrigeração e condicionamento de ar, ou na produção de energia, recuperação de calor em processos químicos. Como conseqüência, seu desenvolvimento tem longa história e ainda em continuo aprimoramento, baseando-se na crescente preocupação pela conservação da energia e preservação ambiental.
O desenvolvimento do trocador de calor, envolvendo seu dimensionamento e especificação para realizar com eficiência e economicamente uma determinada operação, é um tanto complicado por ter tantas variáveis que interferem no sistema como: pressão, velocidade, vazão, compatibilidade, sendo realizadas constantemente manutenções para não ocorrer problemas em seu funcionamento, onde técnicos especializados e bem equipados dando prosseguimento ao desempenho do trocador de calor.
Revisão Teórica
Constantemente há o interesse de transferir energia térmica de um sistema para outros corpos, ou até mesmo ao espaço. Isso pode ser realizado com um equipamento chamado Trocador de Calor, muito utilizado em diversas empresas. Esses dispositivos podem ser