trabalho docente
PRO-REITORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO
Coordenação do curso de pedagogia
Disciplina: seminário de pesquisa i
FICHAMENTO
Professoras: Ilma Barleta e Sirliane Viana
Acadêmico (a): Josele Alves Fernandes 3º semestre
BIBLIOGRAFIA:
Texto-HYPOLITO, Álvaro Moreira. Novas Configurações do Trabalho Docente. In: Trabalho Docente: desafios no cotidiano da educação básica. Campinas- SP. Out. 2013, p.253 a 269.
Problema/ Pergunta(s) explícita(s) ou implícita(s) no texto
Texto
Analisar o trabalho docente, o processo de trabalho, as formas de precarização e suas condições de trabalho e aspectos referentes à identidade docente, dentre outros.
Tese(s) defendida(s) pelo(a) autor(a)
Texto
O que se pode identificar é que as escolas e o professorado têm sido afetados no cotidiano de forma a alterar o processo de trabalho, as identidades docentes, e as formas de gestão escolar, agora orientadas pelo gerencialismo (Oliveira 2007; Hypolito 2010ª).
Argumentos principais que utiliza para justificar a(s) tese(s)
Texto
São as novas configurações, restruturação do trabalho docente, gerencialismo, e as políticas de responsabilização.
Argumentos complementares para justificar a(s) tese(s)
Texto
1. Segundo o autor, na virada do século XIX para XX a escola passou, do ponto de vista da organização escolar, de uma instituição simples, pequena, ou muitas vezes multisseriada, para uma instituição mais complexa, maior, com um número maior de docentes, com novas funções, direção, supervisão, e novos setores e bibliotecas. No que se refere ao processo de trabalho e a organização escolar a escola sofreu uma mudança radical.
2. Para Maroy, uma das tendências de nova configuração é o controle se distanciar da unidade escolar e do próprio órgão de gestor para ser exercido pelo estado. Este é um dos resultados de mudança do estado social para o estado mínimo regulador, o estado deixa de ser o provedor para ser o ente regulador, exercendo