trabalho do banco central
Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.
O Banco Central do Brasil atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as Resoluções do CMN
.
O que não é responsabilidade do BC Esta seção foi criada com o intuito de esclarecer sobre os limites de atuação do Banco Central. Veja a seguir alguns assuntos que são indevidamente encaminhados ao Banco Central:
Instituições não reguladas pelo Banco Central - Bolsas de mercadorias e futuros, Bolsas de valores, Fundos de investimento ou Fundos mútuos de ação: consulte a Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
- Sociedades seguradoras, Sociedades de capitalização ou Entidades abertas de previdência complementar: consulte a Superintendência de Seguros Privados - Susep.
- Entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão): consulte a Secretaria de Previdência Complementar - SPC.
Inscrição no SPC e Serasa O Banco Central não faz inscrição nos cadastros do SPC e da Serasa, nem regulamenta assuntos referentes a esses serviços. Cabe aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, Prodecon, Decon) a orientação sobre o tema.
Bloqueio e desbloqueio de valores O bloqueio e desbloqueio de valores de contas bancárias ocorre usualmente por determinação judicial e o Banco Central limita-se a transmitir tais determinações à rede bancária para cumprimento.
Para facilitar a comunicação entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, o Banco Central