platão
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Segundo o filósofo:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
Disponível em: http://www.4shared.com/file/98342494/75e11c50/A_poltica_-_Aristteles.html
DESENVOLVIMENTO DE PLATÃO
A grande inovação educacional de Sócrates foi atribuir valor moral à atividade intelectual direcionada refletidamente para a própria vida. Seu conceito de eudaimonia era tão diferente do ordinário que falar a respeito dela, assumia, por vezes, um ar paradoxal, como em Apologia 30 b3.
PARAele, a razão não é uma ferramenta para alcançar objetivos considerados dignos independentemente; ao invés disso, a própria racionalidade, expressa nas demonstrações das razões e no evitar das