Projeto de Monografia : O DEBATE EM TORNO DA AUTONOMIA E DA INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA FRENTE AO CASO BRASILEIRO.

4032 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

ANGÉLICA DIAS

O DEBATE EM TORNO DA AUTONOMIA E DA INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA FACE AO CASO BRASILEIRO.

VITÓRIA 2010 ANGÉLICA DIAS

O DEBATE EM TORNO DA AUTONOMIA E DA INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL: UMA ANÁLISE EMPÍRICA FRENTE AO CASO BRASILEIRO.

Projeto de monografia apresentado à disciplina Monografia I, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ramalhete Moreira.

VITÓRIA
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. HIPÓTESE 10
3. JUSTIFICATIVA 11
4. OBJETIVOS 12
4.1. OBJETIVO GERAL 12
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12
5. METODOLOGIA 13
6. CRONOGRAMA 15
7. ESTRUTURA 16
8. REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO
A discussão a respeito do papel a ser desempenhado pelo Banco Central bem como seu arranjo institucional para melhor condução da política monetária encontra-se sempre em constante evolução. Entre as principais propostas expostas estão o combate à inflação por meio de metas inflacionárias, maior credibilidade e independência da Autoridade Monetária.
O debate em torno da função a ser desempenhada pelo Banco Central, bem como da necessidade de sua Independência ou Autonomia, deriva-se de outra discussão, intitulada “regras versus discricionariedade”. Tal discussão teve sua origem no final da década de 60 e início de 70. Até então prevaleciam as idéia Keynesianas na política monetária, que tinham um caráter de grande flexibilidade com a principal função de manutenção de elevados níveis de emprego. Principalmente após o fim do sistema de Breton Woods, devido à explosão da inflação por todo o mundo somada ao forte desemprego, como resultado do primeiro grande choque do petróleo, começam a entrar em cena e ganhar

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas