trabalho sobre banco central
Você já ouviu falar da taxa Selic, da reunião do COPOM e do controle da inflação? Pois bem, continuando a publicação de textos da 3a edição da publicação “Fique por Dentro”, cartilha disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, reproduzimos aqui o capítulo que explica mais sobre o Banco Central do Brasil e como ele se relaciona com estes temas.
Boa Leitura !!
O Banco Central do Brasil
O Banco Central foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, chamada Lei de Reforma Bancária. Até então, as funções de autoridade monetária brasileira eram desempenhadas pela Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), pelo Conselho Superior da Sumoc, pelo Banco do Brasil e pelo Tesouro Nacional, que, em conjunto, exerciam funções típicas de um banco central, paralelamente ao desempenho de suas atribuições próprias. A Lei 4.595 também extinguiu o Conselho Superior da Sumoc, criando, em substituição, o Conselho Monetário Nacional (CMN).
Escolhidos pelo presidente da República, o presidente e os diretores do Banco Central são sabatinados pelo Senado Federal antes de serem empossados no cargo.
1 – Funções do Banco Central Para cumprir sua missão, considerando o conjunto de atribuições legais e regulamentares, as funções do Banco Central são:
a) formulação, execução e acompanhamento da política monetária;b) controle das operações de crédito em todas as suas formas, no âmbito do sistema financeiro;c) formulação, execução e acompanhamento da política cambial e de relações financeiras com o exterior;d) organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamentos Brasileiro e do Sistema Nacional de Habitação e ordenamento do mercado financeiro;e) emissão de papel-moeda e de moeda metálica e execução dos serviços do meio circulante.
1.1 – Atuação na política monetária A política monetária é a função que define o sentido mais amplo de um banco central e aquela que, em última instância, articula as demais. A