BCE-regulaçao
Instituições, regulação e ética
BCE - enquanto entidade reguladora da atividade bancária.
Índice
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Instituições, regulação e ética do Mestrado de Análise Financeira lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra no ano letivo 2013/2014.
O objetivo deste é conhecer um pouco mais do Banco Central Europeu (BCE) e saber como é que regula a atividade bancária.
O BCE é uma instituição financeira, instruído em 1998, e goza não só de personalidade jurídica como de total independência tanto às nacionais como europeias. Uma das suas funções é assegurar o bom funcionamento da União Económica e Monetária, administrando o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), e sua principal missão é de manter a estabilidade dos preços, definindo a política monetária da União.
O Banco Central Europeu (BCE) esta profundamente empenhado em observar os princípios de abertura e transparência, fazendo-o, em particular, através da divulgação de um grande volume de publicações que explicam os seus objetivos e atividades. Para além da divulgação de publicações frequentes e abrangentes sobre os desenvolvimentos em curso no seu âmbito de competência, o BCE publica Documentos de Trabalho e Documentos de Trabalho Ocasionais sobre temas específicos. Desta forma, uma parte significa dos recursos do BCE e dedicada a comunicação com a banca, participantes no mercado, académicos e público em geral.
Para atingirmos o objetivo decidimos dividir o trabalho em sete partes principais:
Na primeira apresentamos uma breve história do BCE dando a conhecer a sua origem e o porquê da sua existência.
Na segunda e terceira falamos um pouco do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e do Eurosistema respetivamente.
Segundamente, quarta parte, focaremos no Banco Central Europeu, nas suas funções e órgãos de decisão.
O estatuto de