TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria do desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Surgiu a partir de 1962, decorrente das idéias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem. A teoria pregando que as organizações deveriam voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade adaptativa à mudança.
O desenvolvimento organizacional é um desdobramento prático e operacional da teoria comportamental a caminho da abordagem sistêmica, representando a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro. Uma vez que se percebe a influencia de cada participante à organização, torna-se extremamente importante desenvolver a orientação necessária para melhor se dirigir a eles de modo que se crie uma nova conscientização social dos participantes das organizações, os quais, contando com sua vivência particular, seu passado pessoal e sua autoconscientização, definem o papel deles em relação à sua organização.
As mudanças e a organização
O conceito de desenvolvimento organizacional está ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança. O D.O. parte de conceitos dinâmicos como estes apresentados abaixo:
Conceito de Organização
Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planeadas com o ambiente. Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Os autores da D.O. adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional de organização, salientando as diferenças