Trabalho de economia
1ªAULA
MERCADOS FINANCEIROS
2009/10
PLANO DA AULA
O Conceito, função e tipologia dos mercados financeiros
Caracterização dos mercados monetários
Natureza e participantes
Caracterização das operações
Caracterização dos mercados cambiais
Caracterização do mercado cambial
Taxa de câmbio: cotações e operações
Os conceitos de taxas inversas e cruzadas
2
PAPEL DOS MERCADOS FINANCEIROS(I)
Na economia há agentes que dispõem de mais fundos do que aqueles que necessitam - são aforradores líquidos e há agentes que necessitam de mais fundos do que aqueles de que dispõem – devedores líquidos. As famílias são tradicionalmente aforradores e as empresas e os governos são usualmente devedores. Os agentes que oferecem fundos (aforradores) e os agentes que procuram fundos encontram-se nos mercados financeiros.
O encontro entre os fundos disponíveis e as necessidades de fundos realizam-se de duas formas:
Operações de financiamento directo, em que os devedores vendem instrumentos financeiros, como obrigações ou acções, aos aforradores ;
Operações de financiamento indirecto em que os intermediários financeiros captam fundos dos aforradores e os distribuem pelos devedores.
3
PAPEL DOS MERCADOS FINANCEIROS(II)
O financiamento indirecto é importante porque facilita o acesso ao financiamento por parte das empresas pequenas e sem reputação, que não têm escala suficiente para emitir acções ou obrigações;
Os intermediários financeiros mais importantes são os bancos comerciais, que recebem depósitos ou outros fundos reembolsáveis e concedem crédito.
Os intermediários financeiros beneficiam do facto de terem estruturas para captarem depósitos e concederem crédito e de serem capazes de reunirem e processar eficientemente muita informação podendo, assim, ser muito mais eficientes na avaliação de riscos e no “pricing” das operações do que qualquer investidor ou empresa.
4
PAPEL DOS MERCADOS FINANCEIROS(III)
5