sistema financeiro e instituição crédito
Sistema Financeiro e Instituições Crédito
Organização e Gestão Bancária
Yannick Alex Ferreira Delgado Nº 19
Introdução
Um sistema financeiro abrange todas as instituições financeiras que investem nos mercados financeiros. O mesmo é essencial para o desenvolvimento da economia desse país. As instituições financeiras podem assumir um papel como investidores e aforradores. As instituições de crédito consistem em receber do público depósitos ou outros fundos reembolsáveis, emitindo sob a forma de moeda electrónica.
Sistema Financeiro Português
O sistema financeiro português abrange todas as instituições financeiras que certificam a canalização da poupança, através da compra e venda de produtos financeiros, para o investimento nos mercados financeiros. O mesmo é essencial para o desenvolvimento da economia sendo composto por várias com funções diferentes entre si. As instituições financeiras são intermediárias pois asseguram um papel entre os agentes económicos, que se podem assumir como investidores e aforradores.
Entidades de Regulação e Supervisão
BCE – Banco Central Europeu O Banco Central Europeu é responsável pela gestão do euro, moeda única da UE, e garante a estabilidade dos preços na mesma. Situado em Frankfurt, Alemanha, sendo também responsável pela definição e execução da politica económica e monetária da UE. O BCE trabalha com os bancos centrais dos 28 países da UE, que formam o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), coordenando a colaboração entre os bancos centrais dos 18 países da UE que adoptaram o euro, denominando-se «Eurossistema». Existem três órgãos de decisão: Comissão Executiva, Conselho do BCE e o Conselho Geral.
Funções:
• Fixar as principais taxas de juro English para a zona euro e controlar a massa monetária;
• Gerir as reservas de divisas da zona euro e comprar ou vender divisas sempre que necessário para manter o equilíbrio das taxas de câmbio;