bioma amazonia
Amazônia ou também chamada de Floresta Equatorial, Tropical até mesmo Pluvial, é uma floresta latifoliada úmida presente na sua maior parte da América do Sul considerado o maior bioma brasileiro do Brasil ocupando um território de 4,196.943 milhões de Km2 compondo com 1,5 milhões de espécies vegetais catalogadas (IBGE,2004), além de sua maior bacia hidrográfica do mundo cobrindo cerca de 6 milhões de Km2 possuindo um riquíssimo fauna estimada em 30 milhões de espécies.
Representando mais da metade da floresta tropical remanescente no mundo sua maior parte estar contida no Brasil estimado a 42% em seguida é distribuída pelo Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Possui aparência vista por cima de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros do solo, Por toda essa característica a Floresta é considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo com indicações que abrange até pelo menos metade de todas as espécies vivas do planeta.
Tudo começou em 1970, quando a ditadura militar decidiu ocupar o território para não correr o risco de perdê-la as principais fontes de desmatamento na Amazônia são assentamentos humanos e desenvolvimento da terra. Entre 1991 e 2000, a área total de floresta amazônica desmatada para a pecuária e estradas, o Brasil é atualmente o segundo maior produtor global de soja usada, sobretudo como ração para animais. Pela legislação brasileira, abrir áreas para cultivo é considerado "uso efetivo" da terra e é o primeiro passo para obter sua propriedade. Áreas já abertas valem 5 a 10 vezes mais que áreas florestadas e por isso são interessantes para proprietários que tem o objetivo de revendê-las. (Michael Williams, Geografo Universidade de Oxford).
A necessidade de medidas rígidas e severas seja tomada para o bem da nação e da vida humana, a fim de amenizar o estrago feito pelo homem.
1.1. Históricos de ocupação
No histórico de ocupação no