Bioma Amazonia
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE IPAMERI ENGENHARIA FLORESTAL
Bioma Amazônia
Docente:
Ismael
Discentes:
Bruno Silva;
Jefferson Ferreira;
Lilaine Cristina;
Márcio Silva;
Sergio Marques.
Ipameri- Goiás
Maio – 2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar a grandiosidade do potencial de biodiversidade abrigado no bioma Amazônia explorando aspectos fitogeográficos incluindo a fauna, flora, aspectos da vegetação com os tipos de fitofisionomias, solo, águas e climas, abrangendo as características do bioma.
1- TERRITÓRIOS DO BIOMA AMAZÔNIA.
De todos os biomas este é o maior ocupando muito mais de 40% do território brasileiro, o que confere o título de Amazônia legal á área ocupada pelos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda há terras amazônicas em outros países como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
A área da Amazônia brasileira abrange 4.871.000 Km2, apesar de sua riqueza de habitats e diversificada biodiversidade ainda há profundas lacunas de conhecimentos por parte do homem sobre algumas espécies existentes no bioma de modo que o processo de conservação ambiental torna-se um desafio.
Duas linhas metodológicas presente para que haja a preservação na Amazônia, são: uma baseada na distribuição de espécies e outra com base nos ecossistemas.
3-ELEMENTOS QUE COMPÕEM O BIOMA.
3.1-FAUNA: A variada fauna se constata por haver mais de trinta milhões de espécies e muitas que ainda não foram estudadas pelo homem dentre a grande diversidades, de animais pode-se destacar os macacos como os mais famosos, são diversificadas espécies de primatas entre eles o Uacari- branco, Macaco Guariba, Coatas, Barrigudos, Sagüis e Macaco-aranha.
Mamíferos terrestres e aquáticos também fazem parte do ecossistema, as onças pintadas, os tamanduás representam muito bem o