bioma da amazonia
O Bioma é definido como um conjunto de ecossistemas que agem de maneira estável. Uma vez que um bioma é composto por um tipo principal de vegetação. É fato avaliado e provável, que em um mesmo bioma, existem diversos tipos, ou qualidades de vegetação. Em um bioma, os seres vivos vivem caracteristicamente de maneira adaptada as condições naturais (a vegetação, a chuva, a umidade, o calor e etc.) visiveis. É característicos nos biomas brasileiros uma grande e extensa diversidade de animais e vegetais. A esse fator determinante, dá-se o nome de Biodiversidade. O Brasil é responsável, por deter uma extensa área geográfica, rico em bioma e biodiversidade (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mar e Oceano, Manguezais e Dunas). Dentre os Estados do País, a Floresta Amazônica, tem se destacado, por fazer parte da maior reserva tropical do mundo, rico em Biodiversidade.
Área Geográfica da Amazônia: Visualizando de cima para baixo, a Floresta Amazônica possui a aparência de uma camada de copas largas, posicionadas aproximadamente 30 metros acima do solo. A maioria do seu território, uma parte de seus 5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 42%, é composta por uma floresta que nunca se inunda, em uma grande extensão de terreno plano (Planície), de130 a 200 metros de altitude, constituída por sendimentos, que ocupou a bacia amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás.
O Clima na Floresta Amazônica: A Floresta Amazônica é composta de bastante vegetais aberto, tais como: O cerrado e a caatinga. Há presença de grande portes de árvores adjacentes as outras, árvores que possuem folhas largas e longas; tornando-se então, uma floresta fechada. Isto contribui para agregar ao clima desta área, bastante calor e umidade.
O Solo Amazônico: É bastante fraco o solo da Amazônia, em matéria de nutrientes. Pois, é dependendo do equilíbrio daquela floresta, que a