Bioma Amazônia
Introdução :
O Bioma Amazônia é um conjunto de ecossistemas interligados pela Floresta Amazônica e pela Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, a mais densa de todo o planeta. Caracteriza-se pela sua elevada extensão, ocupando quase a metade do território do Brasil, além das áreas territoriais da Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela e Equador.
A Floresta Amazônica
A floresta Amazônica é uma cobertura vegetal também chamada de Floresta Latifoliada Equatorial. Essa nomenclatura relaciona-se ao fato de a floresta apresentar árvores de folhas geralmente largas (latifoliada) e localizar-se na zona intertropical do planeta (equatorial). É uma das maiores e mais importantes coberturas vegetais, apresentando um terço de toda a madeira tropical existente, a maior reserva desse tipo já vista no mundo.
Características
É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
Fauna
A fauna amazônica é a mais espetacular do planeta, incluindo felinos, roedores, aves, quelônios e primatas.
Sua bacia hidrográfica possui a maior diversidade de peixes do mundo: entre 2.500 e 3 mil espécies. Destas, jaú, surubim, cachorra, matrinxã, piranha e tambaqui são alguns dos mais cobiçados dos amantes da pesca esportiva. Porém, a lista dos preferidos é encabeçada pelo tucunaré, famoso por ser muito bom de briga. Além disso, na Amazônia vivem 1.300 espécies de pássaros e 300 de mamíferos. No total, a fauna da região