Economia financeira
Introdução
Regulação do Sistema Financeiro
Falta definição ver no livro
O Modelo de Supervisão Português
Supervisão Horizontal Supervisão Vertical Supervisão Vertical
Autoridade de supervisão Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Banco de Portugal Instituto de Seguros de Portugal
Âmbito de supervisão Mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados de actividade dos agentes que neles actuam Instituições de crédito e Sociedades financeiras Actividade seguradora e resseguradora
Segmento de mercado Financeiro Bancário Segurador
(http://www.apb.pt/sistema_financeiro/modelo_de_supervisao_portugues)
Banco Central Europeu
O Banco Central Europeu (BCE), com sede em Frankfurt, na Alemanha, é responsável pela gestão do euro, a moeda única da UE, bem como por assegurar a estabilidade dos preços na UE.
O BCE é igualmente responsável pela definição e execução da política económica e monetária da UE.
Missão e Funções do BCE
Missão
O Banco Central Europeu (BCE) é uma das instituições da União Europeia. O seu principal objectivo é: garantir a estabilidade dos preços (manter a inflação sob controlo), especialmente nos países que utilizam o euro; velar pela estabilidade do sistema financeiro, assegurando uma supervisão adequada dos mercados e das instituições financeiras.
O BCE trabalha com os bancos centrais dos 28 países da UE, que formam o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC).
O BCE também coordena a estreita colaboração entre os bancos centrais da zona euro, isto é, dos 17 países da UE que adoptaram o euro. A cooperação entre este grupo mais reduzido de bancos é denominada «Eurossistema».
Funções
O papel do BCE fixar as principais taxas de juro para a zona euro e controlar a massa monetária; gerir as reservas de divisas da zona euro e comprar ou vender divisas sempre que necessário para manter o equlíbrio das taxas de câmbio; ajudar a assegurar uma supervisão adequada dos mercados e instituições financeiras