Trabalho do Atrito Minimo
Com a superfície já lixada, utilizamos uma seladora de madeira, que ajuda na proteção da superfície, melhora o seu aspecto e preenche os poros irregulares da madeira, buscando deixá-la o mais uniforme possível. A seladora serve também como uma base para o verniz, utilizado na ultima etapa.
Na ultima etapa, para dar o acabamento final, proteger contra calor, água, abrasão, impactos e álcool, utilizamos um verniz com filtro solar em spray para madeira. O verniz consegue deixar a superfície muito lisa, diminuindo bastante o atrito e possibilitando mudar o coeficiente de atrito.
Cálculo dos coeficientes de atrito estático e dinâmico do bloco com a superfície “crua” e medidas:
-Quando a madeira está parada, a força de atrito é igual ao Px.
Px = Fat
-Quando a Madeira está em movimento, em uma velocidade constante, FR=0, então A força de atrito também é igual ao Px.
Então:
Cálculo dos coeficientes de atrito estático dinâmico do bloco com a superfície tratada e medidas:
-Quando a madeira está parada, a força de atrito é igual ao Px.
Px = Fat
-Quando a Madeira está em movimento, em uma velocidade constante, FR=0, então a força de atrito também é igual ao Px.
Então:
4.1 – Com o coeficiente de atrito dinâmico que o grupo obteve no final do tratamento (última medida) determine a velocidade do bloco ao atingir o final da rampa, utilizada no projeto, se esse partir do repouso com a rampa inclinada 60º.
4.2 – Se o bloco fosse jogado para deslizar sobre uma superfície idêntica a rampa, porém com inclinação de 0º (horizontal), com velocidade inicial de 10m/s, em quanto tempo o bloco atingiria o repouso e qual a distância percorrida até parar.