Estampagem
O atrito e a lubrificação são de vital importância nas operações de estampagem e conformação de metais. Um adequado sistema de lubrificação atenua o coeficiente de atrito, distribui as tensões e reduz o carregamento. A condição de lubrificação pode eliminar problemas como o desgaste do ferramental e falhas nas peças, melhorar a distribuição de temperatura entre o ferramental e a peça trabalhada e, às vezes, permite a redução do número de estágios para conformar uma peça, além de melhorar a precisão dimensional do produto final.
Diminuição do atrito, transformando o atrito sólido em atrito fluido, evitando a perda de energia;
Diminuição do desgaste, reduzindo ao mínimo o contato entre as superfícies; Manter a temperatura de trabalho, absorvendo o calor de contacto das superfícies, sem um grande aumento do gradiente térmico.
O QUE É LUBRIFICAR
Lubrificar é aplicar uma substância lubrificante entre duas superfícies em movimento relativo, formando uma película ou filme que evita o contacto direto entre as superfícies, promovendo redução do coeficiente de atrito, minimizando o desgaste e a geração de calor.
QUAL É A FUNÇÃO DO LUBRIFICANTE
Segundo Kobayashi (1989), a maioria do conhecimento da lubrificação da estampagem e de qualquer conformação é empírica, com pouca informação com base em análise. Conforme Carreteiro (1987), a função precípua do lubrificante é possibilitar que o movimento se faça com um mínimo de aquecimento, ruído e desgaste. Isso é possível, substituindo-se o atrito direto entre duas superfícies metálicas por uma camada ou filme lubrificante que deve ser superior a soma das alturas das rugosidades superficiais das mesmas.
Koistinem (1978), mostrou que a presença de um filme lubrificante reduz a quantia do contato direto de superfícies entre a ferramenta e o corpo de prova. Isso aumenta a vida da ferramenta, diminui o desgaste e melhora a qualidade do produto, reduzindo o índice de