Al 1.2
-Grupo1: - Professor, sabe o que é bonito?
-Professor: - Não.
-Grupo1: - Professor, são as forças do atrito!
Introdução
O objectivo do trabalho
* É o estudo dos factores de que dependem as forças de atrito estático e cinético; * É a relação entre os coeficientes de atrito estático e cinético.
Breve apresentação da teoria relacionada com a actividade
* Fazer previsões teóricas face ao problema em estudo; * Conceber procedimentos experimentais face ao material que nos é apresentado; * Apresentar tabelas com os dados adquiridos; * Elaborar e interpretar gráficos que permitam estabelecer relações entre as variáveis; * Determinar coeficientes de atrito; * Comparar e analisar os resultados obtidos com as leis conhecidas para o atrito; * Justificar porque é mais fácil manter um corpo em movimento do que retira-lo do repouso.
Planeamento experimental
Justificação do planeamento escolhido
Escolhemos este planeamento porque concordamos que este é o melhor procedimento para cumprir os objectivos desta actividade prática.
Planeamento experimental (atrito estático) * Colocar um bloco sobre a mesa; * Ligar o fio ao bloco e ao corpo onde vão ser colocadas pequenos pesos. * Passar o fio através da roldana a e verificar que o fio entre o bloco e a roldana está na horizontal * Colocar pesos com cuidado até que o bloco esteja na eminência de movimento. * Nesse instante retirar o peso e verificar qual a sua massa na balança. * Fazer no mínimo 3 medições concordantes, * Aumentar a massa do bloco colocando sobrecargas sobre ele e repetir os procedimentos. * Fazer três determinações para cada face do bloco de madeira, que estão revestidas de materiais diferentes. As áreas nas faces do bloco são iguais. * Repetir o procedimento mas agora com um bloco de madeira com faces de áreas diferentes (fazer no mínimo três medições) *