Al 1.2
Elementar por via seca.
Trabalho Elaborado Por: -Cristiano Martinho Nº3 -Daniel Carvalho Nº4 -Emanuel Carvalho Nº7
Índice
-Introdução teórica
-Parte experimental -Material -Reagentes -Procedimentos
-Observações
-Conclusão e críticas
-Bibliografia
Objectivo
Nesta actividade laboratorial queremos: * Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. * Identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama. * Observar espectros associados à presença de elementos químicos metálicos.
Introdução Teórica
As técnicas de análise por via seca utilizam quer a amostra quer os reagentes de identificação no estado sólido, procedendo-se ao teste da chama. Este teste consiste na combustão de determinadas substâncias, que vão dar uma dada coloração à chama. Esta coloração deve-se à volatilização e correspondentes transições electrónicas de determinado elemento químico presente na amostra sendo essa cor característica de cada elemento.
Materiais
Espátula;
Cápsulas de porcelana;
Tampinhas porcelana;
Espectroscópio de bolso;
Reagentes
Cloreto de Cobre II;
Cloreto de Potássio;
Cloreto de Sódio;
Nitrato de Níquel;
Cloreto de Cálcio;
Cloreto de Bário;
Álcool 96%
Procedimento
1) Colocar um pouco de álcool (é recomendado utilizar um com alta percentagem de álcool) numa cápsula de porcelana. 2) Acender um fósforo e inflamar o álcool. 3) Colocar uma pequena porção de um elemento com uma espátula. 4) Observar e registar a cor da sua chama. 5) Apontar o espectroscópio de bolso à chama, observando e registando o que se vê. 6) Quando se quiser apagar a chama, colocar uma tampinha de porcelana por cima da cápsula para esta deixar de receber comburente (oxigénio). 7) Repetir todos os processos anteriores para outros elementos químicos.
Observações
Amostra | Cor da Chama | Cloreto de cobre II | Verde | Cloreto de