Nematoides
Radopholus similis é vulgarmente chamado de nematóide cavernícola devido ao sintoma causado no córtex das raízes e no rizoma de bananeiras. Tem grande importância em função dos danos causados, podendo provocar perdas de até 100% da produção, e pela sua ampla distribuição geográficas.
Danos: As raízes e rizomas atacados apresentam extensas áreas necróticas, de coloração avermelhada, resultantes da alimentação dos Juvenis (J2, J3 e J4) e fêmeas, que ao se alimentarem do citoplasma e às vezes do núcleo das células corticais, as tornam necrosadas. Este problema é agravado pelo movimento contínuo do nematóide no tecido. Em consequência do ataque, as raízes tornam-se necrosadas, podendo ocorrer o tombamento de plantas.
Controle: As principais medidas de controle a serem tomadas são o plantio de material sadio e de boa procedência e a escolha de local isento do patógeno.
Como medidas que visem a redução da população, pode-se realizar o alqueive, a inundação e a rotação de cultura. Com o objetivo de amenizar as perdas devido ao tombamento das plantas, deve-se realizar o escoramento das mesmas.
A eficiência do controle com o uso de nematicida está condicionada ao tipo de solo, à dosagem e ao método de aplicação, bem como à época e à frequência do tratamento. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas. Nematóide dos citros (Tylenchulus semipenetrans) | |
Sintomas
Geralmente as plantas atacadas apresentam redução do vigor e pouca resistência à seca. As raízes infectadas apresentam-se ligeiramente engrossadas e com aspecto sujo. A suscetibilidade do porta-enxerto, densidade populacional, idade e sanidade das plantas são importantes para determinar as perdas causadas por T. semipenetrans. A apresentação de sintomas na parte aérea geralmente só ocorre muito tardiamente e está relacionada com a população de nematóides presentes nas raízes. Dependendo das condições locais, plantas infectadas podem suportar