Nematoides
LOMBRIGA:
Sobre ela: Vivem no intestino do homem. São roliços e medem mais ou menos 25 cm.
Existem os machos e as fêmeas que botam um grande número de ovos; estes saem para a terra com as fezes e não são visíveis sem o auxílio do microscópio.
Possuem uma casca muito resistente, que permite ao embrião que se forma no seu interior viver até 1 ano no nosso ambiente, resistindo ao sol e à chuva.
Quando alguém ingere um ovo com o embrião formado (igual ao pintinho dentro do ovo), aquele será um novo hospedeiro.
Transmissão: Ingerindo os ovos embrionados das lombrigas, que saíram do intestino com as fezes e contaminaram a terra.
Prevenção:
1:Não deixar as fezes com os ovos das lombrigas contaminarem a terra. Evacuar sempre no sanitário, ligado à fossa ou à rede de esgoto;
2:Lavar as mãos antes das refeições e na preparação dos alimentos (elas podem estar sujas de terra);
3:Manter as unhas aparadas (pode haver terra com ovos debaixo das unhas);
4:Lavar os alimentos vindos da terra;
5:Não adubar hortas com fezes humanas;
6:Tratar os doentes, para que não contaminem a terra.
AMARELÃO:
COMO É: Os nematódeos endoparasitas do ser humano reúnem mais de cinquenta espécies, podendo o corpo alongado e cilíndrico desses possuir tamanho variado entre 1 milímetro e mais de 1 metro de comprimento.
Ancilostomose e Necatoríase (Ancylostoma duodenali e Necator americanus - amarelão) → vermes com cerca de 20 milímetros e extremidade em forma de gancho, reproduzindo-se através de ovos expulsos juntamente às fezes. Essas eclodem no solo quente e úmido liberando larvas capazes de penetrar na pele de um hospedeiro humano.
Entre as principais parasitoses destacam-se:
Ascaridíase (Ascaris lumbricoides) → verme que vive e se reproduz no trato digestivo humano (intestino delgado). Mede, quando adulto, aproximadamente cinquenta centímetros, cujo modo de transmissão ocorre pela ingestão de ovos infectantes deste helminto, contidos no solo, na água ou nos alimentos contaminados com