trabalho força e resistencia
No contexto da educação física, a força e a resistência muscular são componentes da aptidão física relacionada à saúde e estão diretamente associadas à independência das pessoas realizarem suas atividades no dia a dia; quando se carrega uma sacola de compras ou quando se sobe uma escada um percentual da força ou da resistência muscular é utilizado para que a tarefa seja realizada. O treinamento contra resistência é a principal atividade capaz de melhorar a função muscular e ainda apresenta inúmeros benefícios relacionados à saúde:
- Redução do risco de osteoporose
- Diminuição e prevenção de dores na coluna
- Redução no risco do desenvolvimento da hipertensão
- Redução no risco do desenvolvimento do diabetes
- Aumento da densidade mineral óssea
- Manutenção e aumento na massa isenta de gordura
- Aumento da força dos tecidos conectivos.
1.
2.
3.
Pode ser definido como força: a capacidade de exercer tensão contra uma resistência. Numa conceituação mais abrangente podemos dizer que força representa a capacidade de um individuo impor tensão contra uma resistência e que depende principalmente de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos. Há uma diferença entre força básica e força imediata. Por força básica entende-se o máximo de força que um músculo ou um grupo muscular pode desenvolver voluntariamente em relação a um obstáculo fixo. Como formas de treinamento para melhorar a força básica, existem as seguintes possibilidades:
Treinamento dinâmico (isotônico), Treinamento estático
(isométrico) e Treinamento excêntrico.
TIPOS DE FORÇA
- Força Máxima
- Força Dinâmica
- Força Estática
- Força Explosiva
- Força Resistente
- Força de Reação
Força Máxima
1.
A força máxima (Fmáx.) é a maior tensão que pode ser executada, voluntariamente, pelos músculos numa determinada posição, ou seja, é o valor mais elevado de força que o sistema neuromuscular de um indivíduo consegue desenvolver com uma contração máxima. É uma capacidade que serve de base ao