Ciclo do combustível
LISTA 1
Questões a serem respondidas do Ciclo do Combustível dos Reatores Nucleares
1) Quais são as etapas do ciclo do combustível dos reatores nucleares?
Resposta: O ciclo do combustível é composto pelas seguintes etapas: mineração, tratamento físico e químico dos minérios, produção de concentrados de urânio, conversão, enriquecimento, reconversão, fabricação do elemento combustível, queima do elemento combustível, reprocessamento e tratamento de rejeitos.
2) Como poderíamos, resumidamente, descrever cada etapa citada anteriormente?
Resposta:
Mineração: Consiste na extração de minérios do solo. Tal processo pode ser realizado a céu aberto, de forma subterrânea ou ainda, de forma mista, composta pelas duas formas anteriores. Para realização da mineração é necessário, primeiramente, realizar a prospecção das reservas, definir as jazidas e criar um projeto de acordo com a natureza da rocha, situação dos corpos mineralizados, quantidade de minério, produção desejada, etc. Durante a extração de urânio torna-se necessária uma a monitoração constante do ar e das águas subterrâneas.
Tratamento físico e químico dos minérios: Consiste no processo destinado a selecionar, fragmentar e tratar o minério bruto extraído do solo. A seleção ocorre via detectores de radiação, calibrados em função do teor de corte, em 3 divisões: minério principal, com teor acima do mínimo fixado; minério marginal, com concentração abaixo do fixado podendo ser recuperado por processos especiais; e minério estéril, com urânio insuficiente para ser recuperado. A fragmentação pode ser realizada por britagem e moagem.
Produção de concentrados de urânio: Consiste no processo destinado a separar os minérios em grupos ou individualmente, obtendo frações concentradas e eliminando os minerais estéreis. Tal processo permite melhorar a economia do processo, facilitar operações posteriores e ainda pode ou aumentar o teor do elemento desejado. Os métodos de separação