ÁREA DE PROJETOS – CRIAÇÃO DE UM NOVO PRODUTO
3.1. Conceituação
De acordo com o guia da PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente ou avanço tecnológico, como mostra a figura (nº) a baixo:
Os projetos são: temporários, possuem um início e um fim definidos. planejados, executados e controlados. entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos. desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva. realizados por pessoas. com recursos limitados.
Como dito acima, um projeto tem um ciclo de vida e esse ciclo de vida compreende-se em cinco grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e o encerramento. Contudo, estes processos não ocorrem separadamente, ou um após o término do outro como podemos ver na figura (nº) abaixo os processos de execução e controle e planejamento interagem ao mesmo tempo.
Colocar figura O processo de iniciação refere-se à formalização do projeto, ou seja, é nesta parte em que se justifica o porquê do novo projeto, qual será o seu conteúdo (ações e produtos) e os responsáveis pela gestão do mesmo. Quanto ao processo de planejamento, além de se fazer um planejamento físico e financeiro (tempo e custo), é aqui que também são feitos os planos de qualidade, de escopo, de suprimentos, de riscos, de comunicação, alocação de pessoal, entre outros. O processo de execução envolve a coordenação e supervisão de todos os envolvidos, além de ser neste período que realmente o projeto está se tornando real, o