Braço Mecânico
1. Objetivos
1 - OBJETIVOS
O principal objetivo desta atividade é entender, através da prática, como funcionam os sistemas hidráulicos, construindo um braço mecânico movido por esse sistema. Baseado em suas descobertas e estudos sobre pressão, volume e densidade, o pensador Blaise Pascal criou o sistema enxergando os seus benefícios e visando aprimoramentos no avanço industrial.
O sistema hidráulico, ao contrário do que a maioria pensa, é fácil de entender e simples de executar, como demonstraremos através deste trabalho. É importante entender que o fundamental não é apenas o funcionamento do experimento, mas a economia, a durabilidade e a precisão no cumprimento da função imposta, fazendo com que esse conjunto resulte na eficácia do funcionamento, como mostraremos a partir de agora.
2 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1 Pressão
Pressão é a grandeza dada pela intensidade da força aplicada sobre uma superfície, por unidade de área. É um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática (equilíbrio e pressão exercida pelos líquidos).
Tomemos como exemplo uma caixa de peso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo.
20N / 5m2 = 4 N/m2
Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimido com uma força de 4N. Pressão pode ser enunciada da seguinte forma:
Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:
Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de