O braço mecânico
Instituto Politécnico – Centro Universitário UNA
O BRAÇO MECÂNICO
Engenharia Mecânica – Professor Tidir: Paulo Cesar Pinto
Alan Henrrique, Carlos Marvin, Emiliano Gonçalves, Gustavo Mantovanni, Ismar Reis, Leandro Silva, Leonardo Martins, Sostenes Rodrigues.
Resumo: Apresentamos neste trabalho o braço mecânico, com suas respectivas funcionalidades e objetivos. A análise interdisciplinar a respeito do sistema hidráulico do braço mecânico será o foco deste trabalho. Um protótipo foi projetado e construído apenas para auxilio acadêmico. Através de cálculos em função dos princípios de Pascal, definimos como calcular todas as pressões de trabalho do protótipo, abordando também as características químicas do fluido hidráulico. Analisamos as vantagens da aplicação do braço mecânico em um processo de produção em massa além de analisar como funciona seu sistema lógico de programação.
Palavra Chave: Robótica, Braço Mecânico, Sistema Hidráulico, Protótipo Athanases, Princípios de Pascal.
1. Introdução
A idéia de se construir uma máquina que realizasse movimentos automáticos data desde antes de Cristo. Confeccionadas em madeira e programadas para realizar movimentos finitos, porém involuntários, essas máquinas eram conhecidas como autômatos. O termo robô foi usado pela primeira vez no ano de 1921 em uma peça teatral de Karel Capek “Rossum's Universal Robots” (Google,2012). Em 1942 palavra robótica é citada em uma coleção de histórias sobre robôs (Google,2012), o termo faz referência a uma ciência que estuda a construção de robôs. Somente em 1947, no fervor industrial pós-guerra, o Laboratório Nacional em Argonne desenvolve o primeiro manipulador robótico tele operado (Google, 2012).
Segundo Cerone e Nof (1999) apud Valdiero (2005), um braço mecânico é composto por três componentes principais, o mecanismo, que relaciona o braço, punho e efetuador; o sistema de controle, que é um dispositivo de software