Administracao
Seu objetivo é facilitar a localização de informações sobre cada referência que será utilizada na redação do trabalho. Pelos dados nela contidos pode-se, por exemplo, comparar a casuística, os resultados e as conclusões de diversos autores sem a necessidade de manipular um grande volume de revistas, livros ou cópias.
As fichas bibliográficas devem ser confeccionadas à medida que os textos são lidos, evitando acúmulos e facilitando as inevitáveis comparações entre os resultados e conclusões de cada trabalho lido, que sejam relevantes para a pesquisa.
Atualmente o computador pode facilitar bastante esta fase do trabalho, por permitir a criação de fichas da mesma forma que com papel e cuja consulta é extremamente rápida. Como geralmente é usado um editor de texto para a redação em todas as suas fases, também é possível a transferência de dados diretamente das fichas para o texto possibilitando uma grande economia de tempo.
Fichamento de Citação:
• Este tipo de fichamento serve para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no decorrer da obra. É necessário que seja reproduzido fielmente o texto do autor. Após a transcrição, indica-se a referência bibliográfica cabível, ou então encabeça-se a ficha com a referência bibliográfica completa da obra e após a(s) citação(ões), coloca(m)-se o(s) número(s) da(s) página(s) de origem. Se o trecho for citado entre aspas duplas e no seu curso houver uma palavra ou expressão aspeada, estas aspas deverão aparecer sob a forma de aspas simples (’).
• A transcrição tem de ser textual isso quer dizer que deve reproduzir fielmente o que foi escrito pelo autor, trazendo até erros de grafia, se houver.
• No caso da sintese, você poderá excluir palavras da frase, uma vez que esta não perca o sentido da idéia do autor.
• Não esquecer de