A importância da percepção humana
Prof. MSc. Ileana Cristina P. da Costa
1
A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO HUMANA
Percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta. Ou seja, no cotidiano, os indivíduos formam percepções das demais pessoas e das situações.
Recebem dados de várias fontes e, ao sintetizar e reordenar tais dados, encontram uma forma de construir informações. Esse processo mental os ajuda a desenvolver o conhecimento de si e de seu ambiente, que poderão ser percebidos não como são de fato, mas como são assimilados.
A escola alemã da Gestalt foi a primeira a teorizar sobre a importância dos fenômenos e processos perceptivos, postulando que cada indivíduo tem uma percepção única e subjetiva, inerente aos sentidos, que decodifica suas experiências e códigos vivenciados.
Quando bem utilizada, a percepção é uma ferramenta extremamente útil nos relacionamentos, fundamental para o autodesenvolvimento e para aguçar a interpretação de sinais interiores e exteriores, permitindo formar impressões de uma outra pessoa, na esperança de compreendê-la.
A acuidade da percepção social nem sempre é racional e explicável. Algumas pessoas têm uma habilidade social natural, mas qualquer um pode desenvolvê-la. Segundo Minicucci (1982), para entender esse processo psicológico é preciso considerar três elementos básicos:
• o percebedor – é a parte que está olhando e tentando compreender;
• o percebido - é a parte que está sendo olhada ou que se procura compreender;
• a situação - é o conjunto das forças sociais e não-sociais no qual se dá o ato de percepção social. Para melhor compreendermos o mundo ao nosso redor, devemos admitir que:
• a percepção não é uma função simples;
• o exercício da percepção ajuda a desenvolvê-la;
• a pessoa que se aceita é capaz de perceber aspectos favoráveis do outro quando conhecemos a nós mesmos, fica mais fácil conhecer os outros;
• os padrões de