FICHAMENTO PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DENÍLSON DE SOUZA SANTOS
FICHAMENTO
PERCEPÇÃO E IMAGINAÇÃO
Fichamento apresentado no curso de Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Processos Psicológicos Básicos, no 1º período, sob a orientação da professora Fernanda Uzeda.
Paripiranga/Bahia
Março/2013
SAES, Sílvia Faustino de Assis. Percepção e imaginação/Sílvia Faustino de Assis Saes – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. – (Filosofias: o prazer do pensar/dirigida por Marilena Chauí e Juvenal Savian Filho.
RESUMO
Sílvia Faustino de Assis Saes é doutora em Filosofia pela USP e professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Publicou “A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein”, entre outros. Dentre eles, “Percepção e Imaginação”, o sexto volume da coleção, em que a autora Sílvia Faustino de Assis Saes expõe logo no princípio a diferença entre perceber e imaginar, e perfaz todo um percurso reflexivo utilizando várias concepções sobre percepção e imaginação, procurando facilitar o entendimento do leitor e, a partir daí, mostra a importância de saber a diferença entre esses dois conceitos num mundo tão complexo.
Capítulo I
“Quando se preocuparam com a descrição dos conceitos de percepção e imaginação, muitos filósofos formularam questões como essas e procuraram responder (...) conceito que ora pende mais para o sensível, ora mais para o intelectual”. (p. 9)
1. Como e o que percebemos?
1. A resposta antiga de Aristóteles
“Aristóteles (385-322 a.C.) diz que percebemos os “sensíveis” pelos “sentidos”. A percepção sensível ou sensação (em grego, aísthesis) é um modo de contato e de conhecimento da realidade por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato”. (p. 11)
O modelo aristotélico cujo fundamento é o princípio de que todo conhecimento