Principio de funcionamento do dinamômetro e maquina simples
Temos por objetivo verificar o principio de funcionamento do dinamômetro e determinar parâmetros que avaliem vantagens mecânicas e eficiência de um sistema de roldanas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.Principio de funcionamento do dinamômetro
Forças externas atuam em um corpo, a deformação resultante do corpo depende tanto da extensão no material, da direção e do tipo de força aplicada (força de tração ou de compressão). A deformação é chamada de elástica quando recupera sua forma original, após a cessação da força externa aplicada sobre o corpo.
Pela Lei de Hooke, a cada esforço F executado numa mola helicoidal fixa por uma das extremidades corresponde uma deformação proporcional x. A constante de proporcionalidade k dá-se o nome de constante elástica da mola. No entanto, a Lei de Hooke para a mola só é válida dentro dos limites de elasticidade da mola. Uma vez que, quando esta força ultrapassa o limite de elasticidade da mola, a mesma é distendida além do seu limite elástico e não mais retornando as suas dimensões originais, ou seja, neste caso acontecerá uma deformação permanente da mola.
Sendo assim, para estudarmos a deformação elástica de molas utilizaremos a Lei de Hooke, a qual matematicamente é dada por:
F = kx, (1)
Lembrando que k é a constante elástica da mola e, x é a distensão produzida na mola é proporcional à força F nela aplicada.
1.Maquina simples
Uma máquina simples é qualquer dispositivo mecânico simples pelo qual o módulo, direção ou método de aplicação de uma força é mudado de modo a obter-se alguma vantagem prática. Elas são encontradas em muitas atividades em escritórios, oficinas e fábricas, sempre para ajudar as pessoas a realizarem determinadas tarefas. Exemplos de máquinas simples são as alavancas, o plano inclinado e a roldana.
Na medida em que as máquinas movem objetos através de alguma distância pela aplicação de uma força, elas podem também ser definidas como dispositivo que ajudam as pessoas