Comprovação experimental da função do cadernal
MÁQUINAS SIMPLES – COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA FUNÇÃO DO CADERNAL
RESENDE
2012
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 4
3. Materiais Utilizados 4
4. Procedimentos Experimentais 6
4.1.Atividade 1 6
4.2.Atividade 2 10
5. Conclusão 15
6. Bibliografia 16 *
1. Introdução
Nesta atividade de laboratório vamos analisar o funcionamento de uma máquina simples chamada de Cadernal. O Cadernal é uma máquina que permite aumentar a vantagem mecânica para elevação de uma carga qualquer. Este sistema consiste da associação de várias polias fixas acopladas em um mesmo eixo associado a um conjunto com várias polias móveis também fixadas a um mesmo eixo. Esta associação também é conhecida por moitão. Este sistema é amplamente utilizado por conferir ao operador uma grande Vantagem Mecânica, pois, a força motriz que o operador deve aplicar ao sistema para elevar uma carga é inversamente proporcional ao numero de polias existentes no sistema, isto significa dizer que quanto mais polias no sistema menor será a força motriz.
2. Objetivos Entender o princípio de funcionamento de uma máquina simples como o Cadernal, analisando quais mudanças este tipo de dispositivo causa na força motriz e que benefícios este dispositivo confere ao operador quanto a vantagem mecânica do sistema e quais os pontos negativos quanto a utilização do dispositivo.
3. Materiais Utilizados * Balança de travessão - É um instrumento que mede a massa de um corpo. A unidade usual para massa é o kg, por se tratar de uma unidade do S.I.; * Dinamômetro de 5 newtons - É um aparelho destinado a medir a intensidade de uma determinada força. Neste caso o dinamômetro utilizado tem capacidade máxima de 5N, sendo graduado com medição mínima de 0,05 N; * Conjunto de sustentação com painel Flaco com sistema de roldanas fixas paralelas; * Conjunto de roldanas móveis paralelas com gancho; * Cordão de poliamida de 3 metros com gancho;