Relatorio Ajustado 2
Curso de Engenharia de Produção
Automotiva
Máquinas simples – comprovação experimental da função do cadernal
Oscar Leal Da Silva Júnior - 21175091
Otávio De Souza Duque - 21175161
RESENDE
27/05/2011 Introdução As máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da história.
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.
Roldanas:
Uma roldana (também chamada de polia no Brasil) é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada à outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
O cadernal é uma combinação de roldanas, portanto uma máquina composta, segundo Herão. Ele permite “elevar grandes cargas com os músculos de um só homem. Foi com cadernais destes que Arquimedes, para assombro dos siracusanos, levou um barco do estaleiro naval para o mar, com tripulação e tudo.” (Guerra, 1995; pp. 59-60)
Material necessário 1 conjunto de sustentação com painel flaco com sistema de roldanas fixas paralelas
1conjnto de roldanas móveis paralelas com gancho
1 dinamômetro de 5 N
1 conjunto gancho – lastro com 8 massas acopláveis
1 cordão de poliamida de 3 m com gancho
1 régua centimetrada