Pratica 8, função cadernal
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Matemática, Física e Computação
Física Teórica e Experimental I
TÍTULO: MÁQUINAS SIMPLES - COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA FUNÇÃO DO CADERNAL
1. Objetivo Geral:
Levar o aluno, através de suas observações e medições, a: - identificar o cadernal como uma máquina simples formada por um conjunto de roldanas paralelas , montadas numa mesma peça diferente. -concluir que o cadernal modifica o módulo da força motora, podendo, também, alterar a direção e o sentido desta força. -determinar a vantagem mecânica Vm da máquina simples denominada talha diferencial.
2. Material Necessário:
- um conjunto de sustentação principal formado por haste (5), tripé com roscas ( 6 ) e três sapatas niveladoras amortecedoras ( 8 ); - um painel flaco (1) com sistema de roldanas fixas e um cordão de 3 cm com gancho (7); - um dinamômetro de 5 N (3) - três conjuntos de massas acopláveis com gancho longo (4); - um conjunto de polias móveis paralelas com gancho (9).
3. Pré – requisitos: - conceito de roldanas fixas e móvel; - noções de grandeza vetorial e reconhecimento da força como tal; - conceituar as características de um vetor. - reconhecer como máquina qualquer dispositivo capaz de modificar a ação de uma força.
4. Montagem: 4.1.Determine o peso do conjunto de polias móveis com gancho (9), anotando o valor encontrado como força resistente P1.
P1 =________________N
5. Andamento das atividades:
5.1. Determine o peso P2 do conjunto formado pelo gancho lastro com 8 massas acopláveis.
Calcule o valor da força resistente total FR = ( P1+P2 )
FR =________________N
5.2.Observe a montagem do sistema conhecido por cadernal paralelo e puxe lentamente, com o dinamômetro a ponta livre do cordão , segundo a orientação A.
ATENÇÃO! Não se esqueça de ajustar o zero do