Roteiro Cadernal
DA FUNÇÃO DO CADERNAL
ROTEIRO 26
INTRODUÇÃO
Neste trabalho identificaremos o cadernal paralelo como máquina simples formada por um conjunto de roldanas fixas paralelas, montadas em uma única peça. Combinado com igual conjunto de roldanas móveis montadas em outra peça separada.
MATERIAL NECESSÁRIO
1 conjunto de sustentação com painel Flaco com sistema de roldanas fixas paralelas
1 conjunto de roldanas móveis paralelas com gancho
1 dinamômetro de 5 N
1 conjunto gancho – lastro com 8 massas acopláveis
1 cordão de poliamida de 3 m com gancho
1 régua centimetrada
EMBASAMENTO TEÓRICO
Roldanas:
Uma roldana (também chamada de polia no Brasil) é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
Elas podem ser colocadas em um sistema, de duas formas: fixas ou móveis.
As roldanas do tipo fixas têm seu eixo ligado a um suporte. Sua função é a de inverter o sentido da força aplicada. As roldanas móveis apresentam uma vantagem diferente: permitem reduzir à metade a força necessária para deslocar certa massa.
Geralmente, um conjunto de roldanas móveis e fixas forma máquinas simples, com vantagem mecânica adequada à finalidade de aplicação.
A força que se aplica à máquina para fazê-la funcionar é denominada força motriz. E a força que, mediante a máquina, se deve equilibrar ou deslocar, recebe o nome de força