dinamômetro
Existem diversos tipos de dinamômetros os quais são dispositivos destinados a realizar medidas, de diferentes modos. O Dinamômetro tradicional foi inventado por Isaac Newton.
Algumas máquinas de teste de materiais de espécimes submetidos a ações que podem ser medidos com dinamômetros e outros instrumentos de medição de força, como uma célula de carga. Medida também outras grandezas como deformação da peça em um ensaio de tração, um teste de dureza de penetração ou o número de ciclos do ensaio de fadiga. Eles também são usados em ortodontia para medir as forças aplicadas durante o tratamento. [1]
No curso de Engenharia Mecânica é muito importante o conhecimento sobre este instrumento pois ele é utilizado em diversas áreas no campo de atuação do engenheiro.
1.1 Objetivos
Conhecer e aprender sobre o dinamômetro, aprender a utilizar, a regular, verificar a incerteza e verificar a diferença dos valores na medição de massa entre a Balança Digital e o Dinamômetro Tubular de Mola Helicoidal.
2. Revisão Bibliográfica
Assim como todos os instrumentos de medição, o dinamômetro também utiliza as leis da física para sua construção. O fenômeno físico que é utilizado para a concepção do Dinamômetro é a lei de Hooke.
A lei de Hooke é a lei da Física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada:
No SI, F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite