Dinamômetro
DINAMÔMETRO
PROFESSOR: Paulo Lobo
ALUNOS: Fernando Gonçalves Machado
Júlio César Moreira da Silva
Mateus Lélis da Sila Neto
Paulo Ricardo Dias Lélis
Sandro Roberto Rodrigues Diniz
Stefanie de Moura Visoto
RESUMO:
Força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos. Essa grandeza é medida em Newton (N) de acordo com o S.I.
Um dispositivo que pode ser utilizado para medir essa força chama-se dinamômetro.
Existem diversos tipos de dinamômetros, dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamômetro de Bekk, dinamômetro de mola e o dinamômetro hidráulico.
O dinamômetro de Bekk consiste num aparelho utilizado para a determinação da resistência dinâmica do papel, isto é, a resistência que o papel opõe à rotura por efeito de pancadas ou golpes.
No dinamômetro de mola (também designado por balança de mola), uma forma simples de dinamômetro, uma força é medida pelo alongamento produzido numa mola elástica helicoidal. Esta mola encontra-se unida a um cursor que indica, sobre uma escala graduada, o alongamento provocado pela força, o qual é diretamente proporcional à força desde que a mola não se encontre demasiadamente esticada.
Este dispositivo é por vezes usado para medir o peso de um corpo.
Um dinamômetro parado, graduado em newtons, indica o valor de 9,8 N para peso de um corpo cuja massa é de 1 kg. De fato, pela lei da Atração Universal, verifica-se que um corpo com massa 1 kg pesa na Terra 9,8 N.
Num dinamômetro hidráulico, a força é transmitida a um êmbolo que desliza dentro de um cilindro cheio de óleo, comunicando-lhe uma pressão proporcional à força aplicada, sendo a leitura realizada num manômetro.
Princípios físicos
O dinamômetro é um instrumento utilizado para medir forças mecânicas
Exemplos
Fotos
Alicate para pesar peixe
O dinamômetro pode se tornar uma balança de aproximação
Vantagens e Desvantagens de cada tipo de dinamômetro | | | |
Escrito por Guido Amarilla