Dinamometro
Chama-se dinamômetro a um aparelho destinado a medir a rotação e o binário produzidos por um motor. O aparelho faz um gráfico do binário e potência em função da rotação do motor.
Internamente,a maioria dos dinamômetros são dotados de uma mola que se distende à medida que se aplica a ele uma força. Esse equipamento ainda mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas, que compreenderá em determinar o coeficiente de fricção entre os materiais. Sua resposta se dá em valores em newtons (N) ou em quilograma-força (kgf), como por exemplo 100gf=1 newton / 9,8 newtons =1kgf. Existem diversos tipos de dinamómetros, dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamómetro de Bekk que serve para determinar da resistência dinâmica do papel, dinamómetro de mola que é usado para medir o peso de um corpo e por último o dinamómetro hidráulico é basicamente utilizado para medir passos.
Os dinamómetros são muito úteis no desenvolvimento e preparação de motores, bem como apurar as perdas por atrito na transmissão de potência até às rodas.
Este tipo de equipamento é muito dispendioso. A título de exemplo, o custo de um banco de potência com todos os equipamentos necessários e a sua instalação poder orçar em 250.000€.
Dinamometro Manual
Instrumento usado para medir a força da mão de uma pessoa.
O dinamometro manual é o aparelho usado em exames médicos para medir a força aplicada pela mão de uma pessoa (sentido de fechamento da mão) com escala em quilograma-força. Ele é composto por elementos elásticos de aço e possui mostrador circular tipo relógio, de leitura simples e direta e pode ser usado em qualquer posição.
Dinamometro Dorsal
Instrumento usado para medir a força de uma pessoa no levantamento de carga
O dinamômetro dorsal é um aparelho usado em exames médicos para medir a força exercida por uma pessoa no levantamento de uma carga com escala em