Dinamômetro
• Estrutura
• Mola
• Gancho em uma das extremidades da mola
• Graduação na estrutura Em uma das extremidades da mola encontra-se presa a estrutura graduada e em outra extremidade, o gancho, que se localiza fora da estrutura (ver figura 1).
Dinamômetro
O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura (dinamômetro ideal). Em algumas feiras, vendedores de peixes utilizam um dispositivo com estas características com a finalidade de medir a massa (massa é dita usualmente como peso) dos peixes vendidos. Massa e peso são grandezas diferentes; uma forma de resolver este impasse é associar à graduação a divisão de cada valor por 9,8 (valor da aceleração da gravidade nas proximidades da Terra), pois aí sim ele estará apto a medir a massa que os peixes possuem em valor aproximado, pois a aceleração da gravidade na superfície terrestre é variável, tornando a massa também variável, e se graduado como proposto (dividindo os valores da escala por 9,8) este dispositivo só mediria a massa em valor aproximado em locais que possuem a aceleração da gravidade igual ou bem próxima a 9,8m/s².
Existem vários fabricantes, nomeadamente VAMAG, MAHA, Rotronics, Ryme, DynoJet, etc.
Cada um tem a sua particularidade, mas a maior diferença é o facto de utilizar ou não um freio. Um dinamómetro de inércia realiza testes mais rápidos, mas não simula as condições reais de carga no motor, pelo que geralmente possui um erro maior do que um dinamómetro de freio.
Por este motivo, considera-se que um MAHA (feito na alemanha) que utiliza freio é superior a um VAMAG (feito em Itália) que é de inércia. No