Comunicação e expressão
Cíntia Maria Jesus Julia, Jacqueline Dias Scabello, Joyce Raline, Natália Garrido
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho foi realizado para a disciplina de Comunicação e Expressão e tem por objetivo evidenciar elementos linguísticos, tais como intertextualidade, texto e contexto, conhecimento e processamento textual e informações implícitas e explícitas através dos conhecimentos adquiridos nas aulas, a partir da análise e entendimento de um texto jornalístico.
O texto a ser analisado, escrito por Lecticia Maggi e retirado da Revista Veja, é uma reportagem que aborda a proposta de Aloizio Mercadante, ministro da educação, de diminuir a quantidade de disciplinas no ensino médio a fim de melhorar os resultados dos alunos do ensino médio público no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
ANÁLISE
Podemos observar que a intenção da jornalista, é trazer um dado sobre a educação e junto uma análise crítica de especialistas, ao leitor, sobre a proposta sugerida pelo Ministro, fazendo com que o mesmo também reflita sobre o que está sendo tratado.
No texto é possível notar uma linguagem informal, uma vez que não há uso de termos técnicos, nem palavras que necessitem de um vocabulário rebuscado e seu público-alvo não é específico, tendo em vista que o assunto abordado é de interesse geral (alunos, pais, professores, sociedade, etc.) por se tratar de algo interesse “comum”: a educação dos jovens brasileiros, porém, é necessário que esses leitores tenham um conhecimento prévio de algumas informações citadas – não esclarecidas - para compreender, na totalidade, o assunto. São eles: IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e MEC (Ministério da Educação), saber quais são as disciplinas dadas no ensino médio (que vão além de português e matemática), uma vez que é mencionada no texto a quantidade: 13 disciplinas. É um texto jornalístico, pois traz