Comunicação e Expressão
Carolina Amorim – RA: B67595-0
Daniela Cardozo – RA: B86695-0
Lucas Costa – RA: B6048J-9
Tays Gomes – RA: B584CE-7
Comunicação e Expressão
Campinas
2013
Carolina Amorim – RA: B67595-0
Daniela Cardozo – RA: B86695-0
Lucas Costa – RA: B6048J-9
Tays Gomes – RA: B584CE-7
Comunicação e Expressão
Trabalho realizado sob a orientação do Professor Ms. Claudinir Leonel Aere, do componente curricular Comunicação e Expressão, apresentado a Universidade Paulista, como requisito para avaliação didática.
Campinas 2013
1. Concepções de Língua e Linguagem
Na sociedade em que vivemos a linguagem perpassa cada uma de nossas atividades individuais e coletivas, verbais e não verbais. As línguas se cruzam, se complementam e se modificam incessantemente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano e suas formas de organização social.
O ensino de LP, durante muito tempo teve como principio uma visão de que a linguagem era expressão de pensamento. Na década de 1970, uma transformação conceitual mudou as práticas escolares. A linguagem deixou de ser entendida apenas como a expressão do pensamento para ser vista também como um instrumento de comunicação, envolvendo um interlocutor e uma mensagem que precisa ser compreendida. A linguagem verbal é por sua natureza comunicativa, faz com as pessoas se entendam e possam construir referenciais comuns entre si. Conjunto dos sons emitidos quando se fala tem uma ordem, uma gramática da língua. A língua é a linguagem que utiliza a palavra como comunicação. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade; por isso faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletividade. Linguagem é um conjunto de sinais de que o homem se serve para comunicar-se.
Em uma segunda concepção de linguagem a língua é vista como código, cuja finalidade é “transmitir uma mensagem”. A linguagem não é só um sistema um instrumento