Atividade para crianças
A –
b-
C-
É importante porque quanto menor a idade gestacional e pós-natal e pior o estado clínico do RN pré-termo, maior será a necessidade de suporte térmico ambiental para mantê-lo normotérmico, evitando futuros agravos, como até mesmo mortalidade.
Durante a gestação, mecanismos maternos mantêm a temperatura intra-uterina. Após o nascimento, os RNs precisam adaptar-se a seu meio ambiente relativamente frio pela produção metabólica de calor, pois são incapazes de gerar uma resposta adequada por meio de calafrios. A termorregulação é uma função fisiológica intimamente relacionada com a transição e sobrevivência dos RNs. Estes têm a capacidade de controlar a temperatura corpórea, porém, em condições extremas de temperatura (muito baixas ou muito altas), esta condição é prejudicada pela incapacidade física de manter a homeostase. Dessa forma, os cuidados relacionados ao controle e à manutenção da temperatura corporal do RN são essenciais para sua sobrevida, uma vez que essas crianças resfriam-se e se superaquecem com facilidade, acompanhando as alterações do ambiente térmico;
D – Sim, pois de acordo com a nota do APGAR no primeiro minuto ( nota 6 ) seria considerado asfixia leve e nos próximos minutos sua evolução continuaria com essa classificação.
Consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro, no quinto e no décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como semasfixia (Apgar 8 a 10), com asfixia leve (Apgar 5 a 7),com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) e com asfixia grave: Apgar 0 a 2.
2 – a- SIM , a Idade Gestacional é de 28 semanas.
B- Risco de Integridade da pele