atividades com crianças
Teoria Behaviorista
A teoria Behaviorista ou Empirista teve como sustentáculo a psicologia behaviorista estrutural, princípios linguísticos e psicológicos que tentam explicar a aprendizagem e fornecer orientações sobre o ensino.
Predominou por duas décadas após a Segunda Guerra Mundial e teve como inspirações as teorias e aprendizagem gerais propostos por psicólogos como Watson (1924) ou Skinner (1957) e a linguística estruturalista representada principalmente por Bloomfiel.
Behaviorismo é uma teoria que estuda eventos psicológicos a partir de evidencias comportamentais e se apresenta com psicologia objetiva em oposição ao subjetivismo.
Segundo Graham, o Behaviorismo é uma estrutura que entende a psicologia como ciência do comportamento e não da mente. Nessa perspectiva, o comportamento e explicado sem referencia a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais, esclarece que a teoria tem suas raízes no associacionismo clássico dos empiricistas britânicos John Looke e David Hume que viam o comportamento inteligente como produto da aprendizagem associativa. Humanos e animais aprenderiam o fazer associações entre experiências e estímulos de um lado com ideias e pensamentos de outro.
Watson se intitula o fundador do Behaviorismo rejeita consciência e o subjetivismo e considera que a matéria – prima de interesse da psicologia e o comportamento humano. Os comportamentos são explicados em termos de estímulos e respostas. Ele explica que formação de hábitos é condicionado por reflexos de varias ordens.
Watson reconhece que um das principais criticas ao Behaviorismo é o fato de a teoria não dar conta do significado , mas reage dizendo que teoria deve ser julga entro e suas próprias permissões e que ela não contem proposições sobre o significado.
Principal pressuposto da teoria e qe a aprendizagem em gera é sinônimo de formação de hábitos e seus princípios são:
1- A aprendizagem acontece através da